terça-feira, 19 de outubro de 2010

Referência para pintar copos de leite

   Estas fotos são para auxiliar quem pretende pintar copos de leite exatamente como eles são. Eu vou fazer aqui algumas observações para facilitar ainda mais. Vamos começar com um detalhe, onde eu percebo mais erros quando vejo essa flor pintada. Inclusive eu mesmo já cometi esses erros. Mas agora depois dessa observação garanto que não vamos mais errar quando formos pintar copos de leite. Vejam que o pistilo do copo de leite fica bem mais escondido do que costumamos pintar. Fica visível apenas quando olhamos realmente na flor de frente. Um pouco que inclinamos já não aparece mais. E o amarelo do pistilo reflete no branco e acaba ficando o centro da flor quase que todo amarelo. Outro detalhe que devemos tomar cuidado também é não fazer muitos babados com o intuito de dar movimento na flor. Vejam que ele não tem tantas curvas nas bordas e sim mais lisinha. E ainda tem mais. A flor é como um papel branco enrolado em forma de cone. onde o ponto de encontro e sobreposição da pétala acontece exatamente no centro. Melhor dizendo do encontro da pétala ( se é que podemos chamar de pétala ) até a ponta é mais ou menos a mesma distância desse encontro até o caule. E o branco da flor vai ficando amarelo esverdeado claro e assim escurecendo até chegar no verde do caule. Fica aqui um pouco da minha observação, mas vocês podem ir mais além. 
   Na figura abaixo vejam exemplos da folha do copo de leite. Vejam que os babados que na verdade não existem na flor existem de fato nas folhas. Ela é toda enrolada e cheia de curvas. Veja ainda que a folha tem a forma de um coração esticado e a parte inferior é mais clara do que a parte superior que fica mais exposta.



Uma observação muito importante nessas folhas. Vejam que a luz na parte superior da folha é um azul que aparentemente o cerulio.  Apesar de ficar bonito esse tom de luz, devemos estar também atentos. Pois esse tom se deu as custas da exposição da folha ao tempo aberto. Assim refletiu a cor do céu. Por tanto se pintarem uma folha de um copo de leite num vaso dentro de um cômodo que não seja de cor azul, fica errado iluminar com azul. E o certo seria então iluminar com tons pendendo para a cor do ambiente.
Para ver muitas fotos de flores e outros que pode lhe servir como modelos em suas pinturas Clique aqui.
Aqui uma dica a qual se deve muito levar em consideração. Para trabalhar com tintas claras, principalmente o branco e amarelo, deve se lavar muito bem os pincéis. Pois um mínimo de outros tons que esteja alojado entre as cerdas do pincél pode sujar e assim ficar com aparência encardida a pintura.

3 comentários:

Werneck disse...

Adorei as dicas...

Werneck disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ARTES DA DANI disse...

Agradeço muito as dicas e as fotos. Vai me ajudar bastante.
Obrigada

Related Posts with Thumbnails