Pular para o conteúdo principal

Referência para pintar copos de leite


Vamos observar os copos de leite para pintar com mais conhecimento de causa
   Estas fotos são para auxiliar quem pretende pintar copos de leite exatamente como eles são. Eu vou fazer aqui algumas observações para facilitar ainda mais. Vamos começar com um detalhe, onde eu percebo mais erros quando vejo essa flor pintada. Inclusive eu mesmo já cometi esses erros. Mas agora depois dessa observação garanto que não vamos mais errar quando formos pintar copos de leite. Vejam que o pistilo do copo de leite fica bem mais escondido do que costumamos pintar. Fica visível apenas quando olhamos realmente na flor de frente. Um pouco que inclinamos já não aparece mais. E o amarelo do pistilo reflete no branco e acaba ficando o centro da flor quase que todo amarelo. Outro detalhe que devemos tomar cuidado também é não fazer muitos babados com o intuito de dar movimento na flor. Vejam que ele não tem tantas curvas nas bordas e sim mais lisinha. E ainda tem mais. A flor é como um papel branco enrolado em forma de cone. onde o ponto de encontro e sobreposição da pétala acontece exatamente no centro. Melhor dizendo do encontro da pétala ( se é que podemos chamar de pétala ) até a ponta é mais ou menos a mesma distância desse encontro até o caule. E o branco da flor vai ficando amarelo esverdeado claro e assim escurecendo até chegar no verde do caule. Fica aqui um pouco da minha observação, mas vocês podem ir mais além. 
   Na figura abaixo vejam exemplos da folha do copo de leite. Vejam que os babados que na verdade não existem na flor existem de fato nas folhas. Ela é toda enrolada e cheia de curvas. Veja ainda que a folha tem a forma de um coração esticado e a parte inferior é mais clara do que a parte superior que fica mais exposta.

Uma observação muito importante nessas folhas. Vejam que a luz na parte superior da folha é um azul que aparentemente o cerulio.  Apesar de ficar bonito esse tom de luz, devemos estar também atentos. Pois esse tom se deu as custas da exposição da folha ao tempo aberto. Assim refletiu a cor do céu. Por tanto se pintarem uma folha de um copo de leite num vaso dentro de um cômodo que não seja de cor azul, fica errado iluminar com azul. E o certo seria então iluminar com tons pendendo para a cor do ambiente.

Aqui uma dica a qual se deve muito levar em consideração. Para trabalhar com tintas claras, principalmente o branco e amarelo, deve se lavar muito bem os pincéis. Pois um mínimo de outros tons que esteja alojado entre as cerdas do pincél pode sujar e assim ficar com aparência encardida a pintura.

Comentários

Werneck disse…
Adorei as dicas...
Werneck disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
ARTES DA DANI disse…
Agradeço muito as dicas e as fotos. Vai me ajudar bastante.
Obrigada

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar uma praia

 Uma vídeo aula completa ensinando pintar uma praia.

Como pintar antúrios

 Aprenda pintar antúrios acompanhando esse passo a passo. Uma flor que achei difícil de pintar.

Como pintar um casario

Uma vídeo aula longa que precisou duas lives para terminar. Mas com muitas instruções importantes, inclusive sobre perspectiva, profundidade etc. Abaixo o risco para auxiliar Clique aqui para voltar ao menu geral