Pular para o conteúdo principal

Vegetações baixas e vegetações altas e suas cores


Este detalhe é muito importante para que não aconteça uma pintura confusa. Muitas vezes vemos pintura que embora esteja muito bem pintada, está faltando algo que as vezes não é percebido, parece que as vegetações estão confusas.
Isso acontece porque este pintor não observou as cores entre as vegetações baixas e as altas. Se observarmos bem veremos que as vegetações baixas, gramas capins e outros são claras, verde claro que varia até o palha. Já nas vegetações altas, as árvores, são verde escuro, que varia entre verde musgo, oliva etc.

Mas ainda assim todas vão pendendo para o azul claro a medida que vão ficando longe. Mas ainda assim as vegetações altas sempre estarão mais escuras. Veja no exemplo abaixo.

O contraste entre o escuro e o claro embora aconteça, fica menos evidente a medida em que vai distanciando, chegando a fundir se quase que por completo nas montanhas mais longínquas, ficando praticamente azul claro.

Vejam também que raramente percebemos a terra. Isso por que quase sempre a terra está coberta por vegetações.

Meus amigos: Tenho certeza que após estudar estas páginas, estará mais apto a executar uma boa pintura, e a fará certamente muito melhor do faria antes. Ensinar a pintar não é somente mostrar pintura, uma grande porcentagem do conteúdo está nas palavras e exemplos naturais.

Pinceladas precisas se consegue com prática adquirida ao longo do tempo. É claro que também tem as lições práticas, e no decorrer destas instruções vou apresentar muitas. Mas se pretender ver alguns vídeos de pintura onde tem instruções e demonstrações, 

Sempre reforçando o fato de que estes conteúdos são extraídos ao longo desta minha vida dedicada sempre a pintura, pois ela é que me da o sustento

Clique aqui para ver mais dicas de pintura

Clique aqui para voltar ao menu geral

Comentários

**** disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
**** disse…
Um belíssimo trabalho de informações!!!!Beijoss....

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar beija flor beijando a flor

Uma linda cena pintada ao vivo no canal Zéarantes com muitas explicações. Uma live descontraída e muito instrutiva.

Como pintar uma praia

 Uma vídeo aula completa ensinando pintar uma praia.

Como pintar antúrios

 Aprenda pintar antúrios acompanhando esse passo a passo. Uma flor que achei difícil de pintar.