Pular para o conteúdo principal

Por onde começar o aprendizado em pintura?

Por onde começar o aprendizado em pintura?

Conhecimentos tais como descritos nestas palavras já movem os primeiros passos. E saiba que são os primeiros passos que impulsionam os passos seguintes. Lembrem se, de uma construção onde podem ruir se esta não for alojada sobre um bom alicerce. Da mesma forma a matemática. Esta que não pode apresentar um resultado exato se um único número estiver incorreto.


No vídeo eu falo de alguns pincéis,  mas se puder compre mais variedades deles. Pois quanto mais melhor.  Não deixe de ter algumas trinchas grandes, e entre elas uma bem macia para a integração da tinta após o fundo feito, elas sempre são úteis na execução de uma tela.
                                                      Para que servem as trinchas grandes?

    As trinchas grandes são boas para pintar o fundo. Por exemplo, antes de trabalhar os detalhes de um céu com nuvens, que não seja um pôr do sol, devemos fazer um degrade começando com azul na parte superior e cor de pele na linha do horizonte degrade fica melhor e mais harmonioso se for feito com um pincel grande.

                                                           Preparando o material para pintar.

   Um bom trabalho não depende apenas do pintor, muitas vezes um bom pintor pode ter dificuldades para realizar um bom trabalho por utilizar materiais inadequados. A meu ver um atelier pode ser até mais bagunçado, com os equipamentos todo manchado de tintas etc, mas não pode ser de maneira alguma um atelier carente de materiais adequados. Trabalhar com materiais errados pode até se conseguir terminar o trabalho, mas certamente este será mais demorado e não terá o mesmo acabamento.
                                                                         Preparando a tela

   O primeiro item a ser considerado antes de começar a pintar é a tela. A princípio dê umas pinceladas sobre sua textura para sentir se ela irá contribuir de forma positiva ou negativa. Se ela absorver a tinta muito rapidamente, ela deve ser preparada, pois se continuar terá dificuldades em fundir os tons, e além disso irá certamente apresentar manchas depois de pintada. Se ela não absorver nada, ou seja, se a tinta escorregar muito, você também terá dificuldades, pois desta forma fica difícil trabalhar os tons claros  sobre os escuros.

                                           No caso de absorver muito o que devemos fazer?

Neste caso impermeabilizar bem a tela com duas ou três demãos de tinta,esmalte sintético fosco, ou até mesmo tinta acrílica. A tinta pode ser destas de pintar casa mesmo. Deixo secar bem, passo uma lixa fina suavemente para que não fique muito áspera e por último aplico uma demão de látex suvinil ou outra tinta para que a tela consiga absorver ao menos um pouco da tinta a óleo. Depois de seco passo a lixa novamente de maneira suave, e assim eu consigo uma superfície do meu gosto. Espero que seja do seu gosto também.

                                              E no caso de não absorver nada. O que fazer?

   Neste caso passe somente a tinta látex e deixe secar, em seguida passe a lixa suavemente. É bom passar duas ou três demãos de látex para que possa absorver um pouco da tinta a óleo por entre o látex.

                                                           Qual a textura ideal para pintar?

Isso depende muito do gosto de cada um. Mas eu particularmente gosto mais de pintar trabalhos mais minuciosos como retrato e outros, em superfície de tecido fino, assim possibilita muito mais a execução de detalhes minuciosos já paisagens prefiro pintar sobre tecido mais grosso.

O que possibilita antes de iniciar a pintura sobre a tela?

Feito isso que foi mencionado acima resta  outra coisa que muito irá facilitar o desempenho da pintura. Passe óleo de linhaça sobre a superfície da tela. Faça isso com um pano que não solta fiapos. Cuidado para não exagerar na quantidade, passe de modo que a tela fique apenas lubrificada, e não escorrendo fiapos Após feito isso tenho certeza que você irá fazer sempre, pois o resultado é muito bom. A tinta irá deslizar muito melhor na execução do fundo e tudo acontecerá muito mais rapidamente.
..........................................................................................................................

 presente é o melhor momento para começar aquilo que desejamos, e o meio de conseguir êxito mais rapidamente. Mas nunca tente alcançar sucesso impedindo o avanço do seu próximo, para que você possa manter-se na frente. Assim todos ficam fracassados, e ainda que você fique na frete ainda estará atrasado. Ao invés disso corra mais, para que a vitória seja merecida. E ajude aqueles que ficaram para trás. Pois a satisfação maior está no fato de todos estarem juntos para comemorar.

Comentários

claudia disse…
knettoooiiii td bem,hoje que descobri seu site,faço aula há um ano,mas acho o resultado muito demorado,fico ansiosa,para aprender mais ,mas sou insegura,agora vou sempre recorrer á ajuda de seu site, parabe´ns por esta iniciativa,adorei descobri-lo,um abraço.

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar uma praia

 Uma vídeo aula completa ensinando pintar uma praia.

Como pintar antúrios

 Aprenda pintar antúrios acompanhando esse passo a passo. Uma flor que achei difícil de pintar.

Como pintar um casario

Uma vídeo aula longa que precisou duas lives para terminar. Mas com muitas instruções importantes, inclusive sobre perspectiva, profundidade etc. Abaixo o risco para auxiliar Clique aqui para voltar ao menu geral