quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Aprendendo

Por onde começar o aprendizado em pintura?

Conhecimentos tais como descritos nestas palavras já movem os primeiros passos. E saiba que são os primeiros passos que impulsionam os passos seguintes. Lembrem se, de uma construção onde podem ruir se esta não for alojada sobre um bom alicerce. Da mesma forma a matemática. Esta que não pode apresentar um resultado exato se um único número estiver incorreto.


No vídeo eu falo de alguns pincéis,  mas se puder compre mais variedades deles. Pois quanto mais melhor.  Não deixe de ter algumas trinchas grandes, e entre elas uma bem macia para a integração da tinta após o fundo feito, elas sempre são úteis na execução de uma tela.
                                                      Para que servem as trinchas grandes?

    As trinchas grandes são boas para pintar o fundo. Por exemplo, antes de trabalhar os detalhes de um céu com nuvens, que não seja um pôr do sol, devemos fazer um degrade começando com azul na parte superior e cor de pele na linha do horizonte degrade fica melhor e mais harmonioso se for feito com um pincel grande.

                                                           Preparando o material para pintar.

   Um bom trabalho não depende apenas do pintor, muitas vezes um bom pintor pode ter dificuldades para realizar um bom trabalho por utilizar materiais inadequados. A meu ver um atelier pode ser até mais bagunçado, com os equipamentos todo manchado de tintas etc, mas não pode ser de maneira alguma um atelier carente de materiais adequados. Trabalhar com materiais errados pode até se conseguir terminar o trabalho, mas certamente este será mais demorado e não terá o mesmo acabamento.
                                                                         Preparando a tela

   O primeiro item a ser considerado antes de começar a pintar é a tela. A princípio dê umas pinceladas sobre sua textura para sentir se ela irá contribuir de forma positiva ou negativa. Se ela absorver a tinta muito rapidamente, ela deve ser preparada, pois se continuar terá dificuldades em fundir os tons, e além disso irá certamente apresentar manchas depois de pintada. Se ela não absorver nada, ou seja, se a tinta escorregar muito, você também terá dificuldades, pois desta forma fica difícil trabalhar os tons claros  sobre os escuros.

                                           No caso de absorver muito o que devemos fazer?

Neste caso impermeabilizar bem a tela com duas ou três demãos de tinta,esmalte sintético fosco, ou até mesmo tinta acrílica. A tinta pode ser destas de pintar casa mesmo. Deixo secar bem, passo uma lixa fina suavemente para que não fique muito áspera e por último aplico uma demão de látex suvinil ou outra tinta para que a tela consiga absorver ao menos um pouco da tinta a óleo. Depois de seco passo a lixa novamente de maneira suave, e assim eu consigo uma superfície do meu gosto. Espero que seja do seu gosto também.

                                              E no caso de não absorver nada. O que fazer?

   Neste caso passe somente a tinta látex e deixe secar, em seguida passe a lixa suavemente. É bom passar duas ou três demãos de látex para que possa absorver um pouco da tinta a óleo por entre o látex.

                                                           Qual a textura ideal para pintar?

Isso depende muito do gosto de cada um. Mas eu particularmente gosto mais de pintar trabalhos mais minuciosos como retrato e outros, em superfície de tecido fino, assim possibilita muito mais a execução de detalhes minuciosos já paisagens prefiro pintar sobre tecido mais grosso.

O que possibilita antes de iniciar a pintura sobre a tela?

Feito isso que foi mencionado acima resta  outra coisa que muito irá facilitar o desempenho da pintura. Passe óleo de linhaça sobre a superfície da tela. Faça isso com um pano que não solta fiapos. Cuidado para não exagerar na quantidade, passe de modo que a tela fique apenas lubrificada, e não escorrendo fiapos Após feito isso tenho certeza que você irá fazer sempre, pois o resultado é muito bom. A tinta irá deslizar muito melhor na execução do fundo e tudo acontecerá muito mais rapidamente.
..........................................................................................................................

 presente é o melhor momento para começar aquilo que desejamos, e o meio de conseguir êxito mais rapidamente. Mas nunca tente alcançar sucesso impedindo o avanço do seu próximo, para que você possa manter-se na frente. Assim todos ficam fracassados, e ainda que você fique na frete ainda estará atrasado. Ao invés disso corra mais, para que a vitória seja merecida. E ajude aqueles que ficaram para trás. Pois a satisfação maior está no fato de todos estarem juntos para comemorar.

Um comentário:

claudia disse...

knettoooiiii td bem,hoje que descobri seu site,faço aula há um ano,mas acho o resultado muito demorado,fico ansiosa,para aprender mais ,mas sou insegura,agora vou sempre recorrer á ajuda de seu site, parabe´ns por esta iniciativa,adorei descobri-lo,um abraço.

Related Posts with Thumbnails

Aprimorando esse site. Como você gostaria que ele ficasse?