quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pintura das vegetaçãoes


 Erros muito comum na pintura de vegetações.
Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por, batidinhas, e assim se consideram por satisfeito e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe. Não façam isso! Lembrem se do que falei anteriormente. As folhas diferem de tamanho conforme a distância. No primeiro plano podemos ver as folhas definidas e grandes, e a medida em que a distância vai aumentando elas vão aparecendo menores até que não mais se percebe as folhas, e sim o conjunto todo das folhagens. E também outro detalhe a ser considerado é o fato das folhas serem diferentes conforme a espécie de vegentação. Em resumo vos digo que deve-se aprender a pintar as folhas em diferentes distância, e também uma variedade de espécie. Tem ainda as formas apresentadas por cada espécie de vegetação. No caso das árvores, uma apresenta a forma mais arredondadas, outra mais achatadas, forma de pirâmide etc.
As cores também variam de uma espécie para outra. Umas são mais acinzentadas, outras mais amareladas etc. Nunca deixe de observar estes detalhes. Assim você irá saber o que esta fazendo quando estiver pintando.
As fotos acima servem de exemplos para esta observação. Veja as folhas grandes e definidas no primeiro plano e as massas de folhagem ao fundo.
Seja exigente em relação ao resultado do seu trabalho. Nunca perca a oportunidade de observar tudo aquilo que possa ser importante para o seu desejado avanço.
Como podem ver meus amigos. São tantas as coisas a serem consideradas que fazem da arte de pintar uma tarefa não tão fácil, quando desejamos avançar. Mas saiba também que as dificuldades se apresentam na proporção da importância. Tudo aquilo que exige uma grande dedicação, são poucos os que percistem. Eis então a razão da importância. Do contrário a arte não seria admirada, uma vez que todos poderiam fazer sem muito esforço. Mas é fato também que o caminho embora longo, arruinado etá exposto para todos. Basta então que nele adentremos numa caminhada sem tréguas e disposto a atingir a maior distância possível, uma vez que esta estrada é infinita.

Outro detalhe muito importante que não podemos esquecer, são as modificações de cores que ocorrem conforme a distância. Mas este assunto está disponível em outra página deste site.

Quero também lembrar aqui, que estamos falando de pintura realista. Isso porque na arte vale tudo. Mas é bom saber também que a arte realista, no meu caso é a que mais vende e a mais admirada. Existe uma campanha em favor da arte moderna porque a grande massa quer ser moderno e não quer se sentir como um atrasado e com razão. Mas temos que  ser sinceros conoscos mesmo. Em alguns casos estes enganam a si mesmo  não admitindo a beleza da arte clássica e fingem admirar algumas artes que não faz jus a essa atenção. Acho que devemos  admirar aquilo que conquista a nossa admiração, independente se está na moda ou não. Mas digo também que tem muita arte moderna digna de minha admiração e de todos. Essa campanha a qual estou falando acaba por fazer sim da arte mderna mais evidente na mídia. Mas na hora de comprar a maioria que a mim chega quer esta arte que estamos estudando. Veja o exemplo nos leilões da tv. O que se ve vendendo lá na grande maioria é arte realista. Estou aqui evidenciando o que ocorre comigo. Eu estou envolvido com pintura durante quase todos os meus anos vividos,  e nesse período eu me envolvi com todo tipo de arte com tintas. Nesse tempo eu pintei uma infinidades de telas sob encomendas e dentre elas me lembro de ter pintado apenas umas meia dúzia de arte moderna. Até mesmo quando eu pinto algo mais moderno para mim, eu acabo por dar fim. Porque não vende e acabo enjoando de ver a cara do trabalho. Para finalizar esse texto eu evidencio mais uma vez, que ja vi sim muitas obras modernas belíssimas assim como outras curiosas etc.

12 comentários:

Como Pintar disse...

Muito boa sua postagem, pois esclarece bem algumas dúvidas que tenho.

Cristina Peixoto disse...

Professor o Senhor é Dez, mil, milhão!!! Concordo total com o seu texto! Parabéns e obrigada por postar esse esclarecimento sobre as folhagem...aprendi e não vou esquecer quanto pintar vegetação.Receba as maravilhosas bençãos de Jesus Cristo em teu viver.Abraços.

D'Arc Aleixo Artesanato disse...

Estou encantada com sua arte...não somente de executar suas obras de arte...mas pela forma de ensinar chamando a atenção para os detalhes.Eu já pinto e estou aprendendo ainda a algum tempo...mas só uma olhadela no seu blog,foi o suficiente para perceber que tenho muito a aprender.Parabéns.

geni disse...

ola,adorei seu site descobri hj,agora não perco ele de vista rss vc é d ++++++++ parabens!

geni disse...

adorei seu site,descobri hj,mas não cou perder de vista nunca rss vc é d ++++parabens!

geni disse...

adorei seu site,descobri hj,mas não cou perder de vista nunca rss vc é d ++++parabens!

geni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nandoribeiroartes disse...

Ola bom Dia!
Caro artista,voce tem toda razao a respeito das artes mordernas,sabe que eu vi um cara que colocou um monte de numeros em uma tela ou gravura sei la decalque e acha que ta fazendo artes.
Fora que tem um monte de ex bancarios
aposentadas,ex exeutivos que pensam que é so jogar tintas na tela e ja se acham artistas.
Pior é que essas pessoas as veses tem um padrao de vida rasoavel tem algun capital e penetram no meio artistico apadrinhados por aguen e acabam por atrapalhar os verdaeiros artistas de carreira.
Iso quando nao se asociam a pseudos instituiçoes "artisticas"
que premiam esses seres cada 6 meses,Tenha santa paciençia.
Nao que nao devam fazer artes artes é otima para vida para o espirito.Mais tenham bom senso e nao entrem na frente do Sol dos outros.
ufaaa!!!!

verinha disse...

Professor estou encantada com sua aulas aqui online, faço aula desde 2009 e vi como aprendi coisas erradas, estou aprendendo tudo outra vêz aqui com vc, que deus te abençõe hj e sempre e muito, muito obrigada mesmo por todas estas dicas.
Obs: passei a lixa no meu picel como vc falou e adorei.
Beijinhos em seu coraçaõ.

Como pintar girassóis video 2 disse...

Sua maneira de ensinar a arte da pintura, é simplesmente sem comentários. Já pesquisei diversos artistas para aprender determinadas técnicas na pintuta, a sua foi a mais esclarecedora e simples! impressionante sua maneira! sem rodeios, sem esconder segredos e truques, sem esconder nada. Parabens professor Arantes, 10 para sua postura de dedicação.

Sonia Alves Boechat Ribeiro disse...

Amo muito o seu trabalho e o admiro pelo seu desejo em nos passar esta gama de conheciment e amor pela arte. Parabéns! Deus te abençoe sempre.
Meu face é Soniamentor@hotmail.com.
Ficarei muito feliz em tê-lo como amigo e poder avaliar minhas pinturas óleo sobre tela. Grande abraço.

Francisco ossion Rodrigues leite disse...

Como vale a pena garimpar na internet, e a gente encontrar pessoas como vc professor, mestre! Eu concordo plenamente, com sua opinião pois o modismo, os atalhos mais cursos, o cinismo, encontra oportunismo em gente que não sabe nem as cores básicas, secundárias e terciários, etc, mas mesmo assim desfilam por aí, com quadros ditos modernos, onde se tem o cúmulo de dizer que é uma obra magnífica de arte. Não desprezando o abstrato, nem a arte moderna, pois tem gente boa, tem os grandes mestres mundiais, que tem o seu lugar ao sol nessas artes, mas também tem muito enrustido se aproveitando e fazendo é acontecendo, confundido quem é profissional e amador. Vão estudar, vão pesquisar, os grandes pintores da escola clássica brasileira, como, Pedro Americo , olhem o quadro da independência do Brasil, que vigor, que destreza, que perfeição, que opulência ...e conhecimento de causa! Sou sim a favor da arte académica , da arte com conhecimento de causa, estudo é muito esforço do artista que dedica ou dedicou muito da sua vida para alcançar reconhecimento, que muitas vezes, nesse nosso sofrido e combalido país não alcança seu mérito e muitas vezes temos que tentar mostrar o nosso trabalho fora do país ! Parabéns mestre pelo seu blog, achei muito bacana suas dicas e conselhos! Eu também estou nesse ramo, mas começando de uns tempos pra cá..ainda pintei poucos quadros..mas nunca desisto da arte académica! Um abraço e continue essa pessoa humilde e altruísta que vossa pessoa é!

Related Posts with Thumbnails

Aprimorando esse site. Como você gostaria que ele ficasse?