Pular para o conteúdo principal

Pintura das vegetaçãoes

 Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

 
Vejam   que as vegetações mais distantes não tem formas tão definidas por estarem longe mas as próximas sim, e seu tamanho é proporcional a distância.

As folhas diferem de tamanho conforme a distância. No primeiro plano podemos ver as folhas definidas e grandes, e a medida em que a distância vai aumentando elas vão aparecendo menores até que não mais se percebe as folhas, e sim o conjunto todo das folhagens. E também outro detalhe a ser considerado é o fato das folhas serem diferentes conforme a espécie de vegetação. Em resumo vos digo que deve-se aprender a pintar as folhas em diferentes distância, e também uma variedade de espécie. Tem ainda as formas apresentadas por cada espécie de vegetação. No caso das árvores, uma apresenta a forma mais arredondadas, outra mais achatadas, forma de pirâmide etc.

As cores também variam de uma espécie para outra. Umas são mais acinzentadas, outras mais amareladas etc. Nunca deixe de observar estes detalhes. Assim você irá saber o que esta fazendo quando estiver pintando.

As fotos acima servem de exemplos para esta observação. Veja as folhas grandes e definidas no primeiro plano e as massas de folhagem ao fundo.

Seja exigente em relação ao resultado do seu trabalho. Nunca perca a oportunidade de observar tudo aquilo que possa ser importante para o seu desejado avanço.

Como podem ver meus amigos. São tantas as coisas a serem consideradas que fazem da arte de pintar uma tarefa não tão fácil, quando desejamos avançar. Mas saiba também que as dificuldades se apresentam na proporção da importância. Tudo aquilo que exige uma grande dedicação, são poucos os que persistem. Eis então a razão da importância. Do contrário a arte não seria admirada, uma vez que todos poderiam fazer sem muito esforço. Mas é fato também que o caminho embora longo, arruinado está exposto para todos. Basta então que nele adentremos numa caminhada sem tréguas e disposto a atingir a maior distância possível, uma vez que esta estrada é infinita.

Outro detalhe muito importante que não podemos esquecer, são as modificações de cores que ocorrem conforme a distância. Mas este assunto está disponível em outra página deste site.

Quero também lembrar aqui, que estamos falando de pintura realista. Isso porque na arte vale tudo. Mas é bom saber também que a arte realista, no meu caso é a que mais vende e a mais admirada. Existe uma campanha em favor da arte moderna porque a grande massa quer ser moderno e não quer se sentir como um atrasado e com razão. Mas temos que  ser sinceros conosco mesmo. Em alguns casos estes enganam a si mesmo  não admitindo a beleza da arte clássica e fingem admirar algumas artes que não faz jus a essa atenção. Acho que devemos  admirar aquilo que conquista a nossa admiração, independente se está na moda ou não. Mas digo também que tem muita arte moderna digna de minha admiração e de todos. Essa campanha a qual estou falando acaba por fazer sim da arte moderna mais evidente na mídia. Mas na hora de comprar a maioria que a mim chega quer esta arte que estamos estudando. Veja o exemplo nos leilões da tv. O que se vê vendendo lá na grande maioria é arte realista. Estou aqui evidenciando o que ocorre comigo. Eu estou envolvido com pintura durante quase todos os meus anos vividos,  e nesse período eu me envolvi com todo tipo de arte com tintas. Nesse tempo eu pintei uma infinidades de telas sob encomendas e dentre elas me lembro de ter pintado apenas umas meia dúzia de arte moderna. Até mesmo quando eu pinto algo mais moderno para mim, eu acabo por dar fim. Porque não vende e acabo enjoando de ver a cara do trabalho. Para finalizar esse texto eu evidencio mais uma vez, que já vi sim muitas obras modernas belíssimas assim como outras curiosas etc.

Clique aqui para ver mais dicas de pintura

Clique aqui para voltar ao menu geral

Comentários

Como Pintar disse…
Muito boa sua postagem, pois esclarece bem algumas dúvidas que tenho.
Cristina Peixoto disse…
Professor o Senhor é Dez, mil, milhão!!! Concordo total com o seu texto! Parabéns e obrigada por postar esse esclarecimento sobre as folhagem...aprendi e não vou esquecer quanto pintar vegetação.Receba as maravilhosas bençãos de Jesus Cristo em teu viver.Abraços.
Estou encantada com sua arte...não somente de executar suas obras de arte...mas pela forma de ensinar chamando a atenção para os detalhes.Eu já pinto e estou aprendendo ainda a algum tempo...mas só uma olhadela no seu blog,foi o suficiente para perceber que tenho muito a aprender.Parabéns.
geni disse…
ola,adorei seu site descobri hj,agora não perco ele de vista rss vc é d ++++++++ parabens!
geni disse…
adorei seu site,descobri hj,mas não cou perder de vista nunca rss vc é d ++++parabens!
geni disse…
adorei seu site,descobri hj,mas não cou perder de vista nunca rss vc é d ++++parabens!
geni disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Ola bom Dia!
Caro artista,voce tem toda razao a respeito das artes mordernas,sabe que eu vi um cara que colocou um monte de numeros em uma tela ou gravura sei la decalque e acha que ta fazendo artes.
Fora que tem um monte de ex bancarios
aposentadas,ex exeutivos que pensam que é so jogar tintas na tela e ja se acham artistas.
Pior é que essas pessoas as veses tem um padrao de vida rasoavel tem algun capital e penetram no meio artistico apadrinhados por aguen e acabam por atrapalhar os verdaeiros artistas de carreira.
Iso quando nao se asociam a pseudos instituiçoes "artisticas"
que premiam esses seres cada 6 meses,Tenha santa paciençia.
Nao que nao devam fazer artes artes é otima para vida para o espirito.Mais tenham bom senso e nao entrem na frente do Sol dos outros.
ufaaa!!!!
vera quaresma disse…
Professor estou encantada com sua aulas aqui online, faço aula desde 2009 e vi como aprendi coisas erradas, estou aprendendo tudo outra vêz aqui com vc, que deus te abençõe hj e sempre e muito, muito obrigada mesmo por todas estas dicas.
Obs: passei a lixa no meu picel como vc falou e adorei.
Beijinhos em seu coraçaõ.
Sua maneira de ensinar a arte da pintura, é simplesmente sem comentários. Já pesquisei diversos artistas para aprender determinadas técnicas na pintuta, a sua foi a mais esclarecedora e simples! impressionante sua maneira! sem rodeios, sem esconder segredos e truques, sem esconder nada. Parabens professor Arantes, 10 para sua postura de dedicação.
Amo muito o seu trabalho e o admiro pelo seu desejo em nos passar esta gama de conheciment e amor pela arte. Parabéns! Deus te abençoe sempre.
Meu face é Soniamentor@hotmail.com.
Ficarei muito feliz em tê-lo como amigo e poder avaliar minhas pinturas óleo sobre tela. Grande abraço.
Francisco ossion Rodrigues leite disse…
Como vale a pena garimpar na internet, e a gente encontrar pessoas como vc professor, mestre! Eu concordo plenamente, com sua opinião pois o modismo, os atalhos mais cursos, o cinismo, encontra oportunismo em gente que não sabe nem as cores básicas, secundárias e terciários, etc, mas mesmo assim desfilam por aí, com quadros ditos modernos, onde se tem o cúmulo de dizer que é uma obra magnífica de arte. Não desprezando o abstrato, nem a arte moderna, pois tem gente boa, tem os grandes mestres mundiais, que tem o seu lugar ao sol nessas artes, mas também tem muito enrustido se aproveitando e fazendo é acontecendo, confundido quem é profissional e amador. Vão estudar, vão pesquisar, os grandes pintores da escola clássica brasileira, como, Pedro Americo , olhem o quadro da independência do Brasil, que vigor, que destreza, que perfeição, que opulência ...e conhecimento de causa! Sou sim a favor da arte académica , da arte com conhecimento de causa, estudo é muito esforço do artista que dedica ou dedicou muito da sua vida para alcançar reconhecimento, que muitas vezes, nesse nosso sofrido e combalido país não alcança seu mérito e muitas vezes temos que tentar mostrar o nosso trabalho fora do país ! Parabéns mestre pelo seu blog, achei muito bacana suas dicas e conselhos! Eu também estou nesse ramo, mas começando de uns tempos pra cá..ainda pintei poucos quadros..mas nunca desisto da arte académica! Um abraço e continue essa pessoa humilde e altruísta que vossa pessoa é!

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Como pintar beija flor beijando a flor

Uma linda cena pintada ao vivo no canal Zéarantes com muitas explicações. Uma live descontraída e muito instrutiva.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar uma praia

 Uma vídeo aula completa ensinando pintar uma praia.

Como pintar antúrios

 Aprenda pintar antúrios acompanhando esse passo a passo. Uma flor que achei difícil de pintar.