Pular para o conteúdo principal

Construindo a nosso dom de pintar

Construindo a nossa capacidade.

  
Pintar telas é o sonho de muitas pessoas. Mas quase sempre estes são barrados por um obstáculo considerado pela maioria como invencível. A falta de dom.
Mas será mesmo que este obstáculo não pode ser vencido? Será mesmo que o dom existe apenas para alguns? Que arma teria usado então aqueles que alcançaram tal façanha? Será que estes vencedores teriam nascidos mais privilegiados do que os outros? São tantas as perguntas que caberiam em muitas páginas.
Meus amigos venho por meio destas palavras e outros itens mais, comunicar-lhes que penso de forma contrária a esta teoria. Venho tentar convence-lo de que você pode sim ser o que pretender na sua vida. O segredo? Que segredo coisa nenhuma, é evidência mesmo. Só não vê quem se rende logo no primeiro questionamento. Na verdade pensar que nunca irá conseguir algo por não possuir o dom já é a primeira derrota, ou seja: Este já não soube dar sequer o primeiro passo. Como pode caminhar um ser que sequer consegue o passo inicial? Este que seria o passo mais importante.
Não existe efeito sem uma causa. E o efeito acontece nas condições da causa. Assim sendo, um efeito inteligente há de se produzir uma causa inteligente. Da mesma forma uma causa fracassada produzirá um efeito certamente fracassado, ou nem sequer produzirá efeito algum. Por isso para que possamos produzir boa obra teremos que nos preparar muito, para que possamos ser uma boa causa. Não há solução de problemas que não tenha partido de um raciocínio, e não há feito que não tenha partido de uma ação. Por tanto meus amigos, se querem um grande resultado, que se tornem então grandes merecedores as custas de um grande esforço, e sempre conscientes de que o cume está a grande altura, e que a conquista é proporcional a busca.
Mais vale um lutador, ainda que não obtenha vitória do que um vencedor as custas de um acaso ou sorte. E lembrando que a luta nos mostra as possibilidades mais evidentes.
   É possível construir o dom?
   As possibilidades são para todos, mas não estão muito escancaradas. Necessário se faz além de uma crença avantajada em sua existência, também um esforço sem tréguas para o possível acesso a ela. Mas o mais importante de tudo é o gosto suficiente por aquilo que se pretende desenvolver. Na verdade eu digo escancarado que o dom se resume em apenas desejo elevado por determinado assunto. Desejo este que impulsiona o ser com a força proporcional ao mesmo sentido. Assim sendo evidencia então a realidade de que para se construir um dom teremos que primeiro construir o desejo.
Como construir o desejo?
 Automaticamente temos a tendência em gostar daquilo que nos proporcionar prazer. Mas nem sempre percebemos o que realmente é bom. Muitos acham que pintar é bom e outros não. Mas também não é difícil ver fatos tais como gente que não gostava de pintura e após experimentar acabam se apaixonado pela arte. E não muito difícil de ouvir este mesmo dizer que deveria ter experimentado antes, assim estariam melhor hoje. Então isso evidencia também o fato de que devemos experimentar as coisas, não só pintura e sim tudo aquilo que é tido pela maioria como belo e bom. Mas o fato de construir desejos segue mais além. Creio que devemos lapidar nosso íntimo para que este consiga distinguir melhor o belo.
Como se faz para lapidar o íntimo?
A meu ver são muita as causas que transformam um ser em sensível. Muitas são naturais devido ao ambiente que este se encontra e se desenvolve. Mas creio ser possível desenvolver em nós uma sensibilidade, desde que desejamos intensamente esse feito. Sejamos mais atento aos detalhes da natureza. Vamos observar com mais atenção cada item que compõem o infinito. Tentar compreender a sua importância, pois saiba que tudo se faz as custas de itens invisíveis aos olhos pela sua dimensão. Passe a contemplar mais a natureza, suas cores, seus sons etc. Observe o amanhecer e suas cores, o meio dia e o entardecer assim como a noite. Ao olhar uma árvore veja com olhos de artista. Além de observar suas cores, o formato de suas folhas, suas cores, tamanho, formas dos galhos etc. Imagine a cena diante de seus olhos como se estivesse numa tela. se for possível faça como na figura ao lado. Pegue um quadrado ou melhor ainda uma câmera fotográfica e comece a fotografar tudo.
E quem não tem paciência. Pode este construir uma paciência?
Certamente que sim, mas necessário se faz, construir a capacidade de ter paciência.
Como se constrói a capacidade de ter paciência?
A compreensão das coisas nos torna muito paciência. Quando compreendemos as causas, aceitamos melhor os efeitos, ainda que seja esta penosa. Assim também se entendermos que um bom resultado somente acontece as custas de uma grande dedicação, e que, quanto mais raro é o objetivo mais difícil de ser atingido.
Veja meus amigos, como a lógica habita a estas palavras.
 Afirmo com conhecimento de causa que é sim a compreensão, o fator fundamental para qualquer sucesso, não comente no fato de adquirir paciência.
Afirmo também que não existe um benefício significativo sem um sacrifício considerável. E além disso tudo, e apesar da afirmação de que  devemos ter paciência para se obter um êxito, digo também que estas palavras não minimizam a necessidade de apressarmos, para que os resultados desejados aconteçam o mais rapidamente possível. Em resumo vos digo que devemos nos apressar conscientes das dificuldades que iremos enfrentar.
   Além de tudo o que foi dito, vale a pena investir em outras coisas para realçar ainda mais nossa capacidade de sentir. Ouvir músicas suaves nos prepara ainda mais para que possamos desenvolver trabalhos artísticos. Contemplar a natureza é também um forte incentivo para nos impulsionar a este sublime caminho das artes. Tente ser mais atento as belezas que até então não foram contempladas. Meu amigo: Se for atento verá belezas em lugares onde jamais suspeitava antes. Por mais detestável que seja o ambiente, este esconde belezas que não passam despercebidos aos olhos clínicos de um artista, ou mesmo de quem tem sensibilidade. Uma formiga trabalhando pode ser um evento sublime, se for contemplado. E saiba que isto pode acontecer até mesmo dentro de um campo de concentração.
Veja alguns exemplos de belezas que podem passar despercebidas.
Preparando as imagens

Comentários

verde e tudo disse…
Vou te colocar no favorito,gostei de suas dicas,adoro plantas e vou comecar representar-las na tela.obrigada.
Gina Gi disse…
Hola, me encanta su manera de enseñar,soy principiante en la pintura y usted me da la inspiración para continuar.Lo descubrí hoy y seré su fiel seguidora poniendo en práctica sus enseñanzas.
Anônimo disse…
Adorei.
Tenho uma doênça muito grave.E para passar o tempo, e fazer qualquer coisa de ùtil dadiquei-me a pintar. Embora com muito pouco jeito, tenho feito umas coisas, muito engrassadas. Em parte grassas au Sr. estou bastante grato e espero continuar consigo.
MUITO OBROGADO Paceco

augustopacha@gmail.com

Veja também

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Como pintar beija flor beijando a flor

Uma linda cena pintada ao vivo no canal Zéarantes com muitas explicações. Uma live descontraída e muito instrutiva.

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Como pintar copo de leite

Esse é um passo a passo bem explicado ensinando pintar a flor copo de leite. Com certeza irá conseguir facilmente.  Se inscreva no canal Zéarantes no YouTube  clicando aqui

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Pintura de Santa Ceia

Uma série de vídeo mostrando todo o trajeto da pintura de uma Santa Ceia. Também acompanha o risco abaixo para que possa copiar. Pode imprimir ampliado e passar com carbono. Mas você pode adquirir o risco em pdf já no tamanho da tela por um preço mínimo, veja no final dessa postagem.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Arte da Mesopotâmia

A arte da Mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos e muitos séculos, passando por diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações. Os povos mesopotâmicos são as civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates. Entre eles estão os sumérios, os assírios e os babilônios Arquitetura A arquitetura, a mais desenvolvida das artes, não era porém tão notável quanto a egípcia, pois era caracterizada pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. O zigurate, torre de vários andares, foi a construção característica das cidades-estados sumérias. Nas construções, empregavam argila, ladrilhos e tijolos. Escultura A civilização persa (século III até à sua queda em Ctesifonte, em 640 a.C.) era predominantemente guerreira, característica que se reflete nas suas manifestações artística