Pular para o conteúdo principal

Pintando com materiais improvisados

   
Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas.
Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos.
1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar.
2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte,
eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma almofada e a tela sobre uma cadeira, ou mesmo em pé e a tela sobre a mesa apoiada em uma cadeira.
3-A paleta pode ser substituída por um prato, um azulejo, um vidro ou qualquer outra coisa que não absorva a tinta.
Quero destacar aqui uma coisa muito importante para todos nós e até mesmo para o mundo. Porque é as custas disso que vou mencionar que o mundo avança.
   Meus amigos mesmo que você tenha todos os materiais apropriados, e muito bom que você experimente improvisar ou criar algo de novo. Faça testes sem medo de errar, pois se assim o fizer constantemente, será certo que cedo ou tarde irá descobrir alguma novidade ou até mesmo métodos que irá ajudar e facilitar em alguma coisa. Um exemplo: Eu um dia não tendo óleo de linhaça para lubrificar a tela apelei para um litro de óleo de motor que tinha aqui e o resultado foi o mesmo, ou melhor dizendo foi melhor ainda por que o óleo de motor é mais barato. E se por acaso descobrir alguma novidade, ensine aos amigos para fazer valer o avanço.
Eu ficaria feliz e aprender com a sua descoberta.

4-Se você não tem tinta a óleo mas quer pintar, que tal pintar com outras tintas?
Podemos pintar com tinta acrílica de pintar parede. Com esta tinta da para pintar e fica muito bonito o trabalho. Veja abaixo uma lista das tintas que ja usei para pintar telas.
                                                                  Tinta esmalte sintético
  Esta tinta da um bom acabamento apesar de secar mais rápido. Assim sendo teremos que ser rápido ao fundir os tons. Eu gosto de pintar paisagem com ela. por ser rápido a sua secagem, fica fácil conseguir a sobreposição dos ítens. Devemos começar por aquilo que está mais longe, ou seja do último plano. E vir pintando desta forma, até o primeiro plano.
A única coisa que não vejo resultado improvisando, são os pincéis. Estes pode até ter como improvisar, mas será tão dificil que fica mais em conta comprar.
                                                                  Tinta acrílica de parede

Esta tinta também da um bom acabamento, principalmente na pintura de paisagem. Tem uma textura aveludada é solúvel em água e de fácil aplicação. Ela também seca rápido, por isso pintar rosto com ela não é muito aconselhável para quem ainda não tem muita prática. Mas para pintar paisagem ela da um bom resultado. Pinte por etapas,  começando sempre do último plano, e secando com um secador se preferir, então vir pintando os planos um sobre o outro. Se preferir pode usar o branco e colorir com corantes.
                                                              Tinta acrílica de pintar telas

É o mesmo procedimento da acrílica de parede, com a diferença de ser esta mais pastosa e permitir o uso da espátula. Mas pode ser diluida também, se pretender pintar com ela mais líquida.
                                                                         Tinta de tecido
Elas foram feitas para pintar tecidos, mas podemos usa-las também e outras superfícies. Esta tinta só da bom resultado sobre uma superfície que absorva bem. Após secar ela fica plastificada, assim se for sobre uma superfície lisa ela pode sair. Estas tintas possuem cores berrantes, possibilitando trabalhos muito bonitos.
                                                                          Tinta guache
Não é aconselhável pintar telas com esta tinta. Mas no caso de desejar pintar e não tiver tinta, pode misturar um pouco de cola branca e assim quebrar um galho.
                                                                         Tinta alumínio
Essa pintura foi feita com tinta alumínio


Comentários

Anônimo disse…
ola
adorei suas dicas, obrigado.
Uma tentativa que fiz foi colocar tinta oleo com aguarrás em um frasco tipo spray, como spray nasal, só que vazio obviamente rs, e começar a pintar, rs. Os ângulos das borrifadas, a distancia do frasco da tela, tudo isso e mais ajudam nos detalhes da pintura. Fica bem legal.
Grande abraço
Markus
Unknown disse…
Muito na as dicas. Só mais uma pergunta: as tintas acrílicas que usamos para pintar parede podemos usá-las para pintar telas?
Nanny Rocha disse…
Gostei muito das dicas! Obrigada!

Unknown disse…
E a durabilidade do esmalte sintético? Creio que ninguém quer uma obra dura apenas 2 anos. Tem até algumas sem cheiro solúveis em água. Mas eu usei e ti com medo da avaliação dos marchand s
Lúcia Helena disse…
Boa noite,posso pintar com derramento em tela com tinta acrilica de parede?
Thomas disse…
Faço pintura na técnica de derramamento com tinta imobiliária e tbm acerto a fluidez com resina acrílica monocomponente
Compro tinta branca e pigmentos, dela Tiro todas as cores que quero.
Fica bem mais barato e tenho maior variedade de cores. Substituo o fluidificador pela resina acrílica; da o mesmo resultado é custa a metade

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar beija flor beijando a flor

Uma linda cena pintada ao vivo no canal Zéarantes com muitas explicações. Uma live descontraída e muito instrutiva.

Como pintar uma praia

 Uma vídeo aula completa ensinando pintar uma praia.

Como pintar antúrios

 Aprenda pintar antúrios acompanhando esse passo a passo. Uma flor que achei difícil de pintar.