sábado, 28 de agosto de 2010

Cores para representar água

Cuidados com as cores quando for pintar águas.

A água pura é incolor. As cores que vemos nela é tão somente as cores de tudo o que nela reflete. Como na maioria das vezes é o céu que reflete, assim quase sempre a vemos azul. Mas se observarmos a água de um rio que corre por entre árvores, veremos que a água apresenta de cor verde. Veja na foto acima um exemplo. Observe que ela apresenta a mesma cor do céu, e também o verde das árvores. Como podem ver, não devemos pintar sem conhecimento de causa. Baseado somente em impressões primárias. Temos que ser profundos em nossas observações para que não passe nada despercebido. Eu vejo muitas pinturas assim, baseadas somente em impressões primárias e assim estes tomam como regra única uma coisa que pode variar a cada situação. Sejamos atentos, pois cada cena tem que ser representada da forma que a situação exige.
Vejam na foto ao lado, um rio onde suas águas aparecem na sua maioria em tons verdes, e  em alguns pontos aparecem azul claro. Se fosse por exemplo pintar esta paisagem mas preferisse que essas árvores fossem maiores, certamente que essa água já não poderia mais ser pintada nessas cores. Pois as árvores maiores iriam impedir que o céu fosse refletido. Se essas árvores fossem coloridas, as águas seriam tambem coloridas. Mas devemos ainda lembrar que se estivéssemos no outro lado do rio, no caso dessa paisagem, variamos esse mesmo rio. azul. Isso porque não teríamos as árvores para refletir. Teríamos somente um pouco da margem refletindo.
Os oceanos quase sempre apresenta na cor azul porque reflete muito o céu, mas em dias nublado este apresenta e ton cinza, mas pode ser visto também em algumas vezes em tons esverdeados. Isso ocorre devido as plantas aquáticas ou alga marinhas etc. Outro fenômeno que ocorre de modo a contribuir para que o mar apresente azul é a grande dimensão dele. Assim ao observarmos o mar a grande distância ou mesmo em sua margem observando o alto mar poderemos ver o azul prevalecer. Isso é algo como acontece ao observarmos as montanhas longinquas que ganham tom azulado por causa da grande massa de atmosfera que a visão atravessa.
Como podem perceber meus amigos, o aprendizado mais profundo que nos leva a pintar bem, não é somente mostrar pinturas ou mesmo passo a passo, e sim conteúdos que nos levam a entender as situações reais da natureza, e assim executarmos a obra com mais conhecimento de causa. Tenho certeza que mesmo sem mostrar muita pintura nessas páginas você estará aprendendo tanto que irá produzir trabalhos muito mais bem elaborados e corretos do que faria antes.
Você deve estar se perguntando, Porque esse rio está refletindo as árvores em tons diferentes?
Na foto ao lado de fato o tom dos reflexos das árvores não correspondem com a cor natural delas. Mas isso ocorreu porque a água não estava limpa. Dificilmente as águas de um rio são totalmente limpas. Por correr essas águas sobre a terra ela ganha também um pouco da cor da terra. Devemos considerar isso também. Não deixe nada escapar das suas observações.

Quero realçar aqui outra coisa que não pode passar despercebida. Se um rio corre sobre um terreno com terra vermelha, a tendencia dessa água é ser avermelhada, mas nem tanto, a não ser que obervamos esse rio logo após uma chuva intensa, assim a enxurradas correrão para o rio e pode sim deixar a água muito vermelha. Se o rio corre sobre um terreno de terra branca, a água tende a ser mais clara. E se um rio corre numa região montanhosa e pedregosa, ai sim podemos observar as águas limpas e cristalinas. Vejam bem. Se pretenderem pintar um rio limpo e cristalino não pintem terras vermelhas em sua margem e sim terra branca e muitas pedras.

Um comentário:

Jeannie Jesus. disse...

Que legal, vou por em prática tudo isso, muito obrigada por compartilhar com a gente.

Related Posts with Thumbnails

Aprimorando esse site. Como você gostaria que ele ficasse?