Pular para o conteúdo principal

Pintado uma tela de rosas


Mais um vídeo pertencente a categoria de relíquias por ser muito antigo. Mas da para apreciar nem que seja somente por ser antigo.
A rosa é uma das mais difíceis flores para pintar, principalmente a rosa amarela. Para pintar a rosa branca devemos tomar muito cuidado para não sujar o branco com cores indesejadas. A sombra do branco se consegue com o escuro que ficará em baixo dela, que seria o verde escuro meio avermelhado. Isso por que os galhos e as folhas da rosa possuem um tom que varia até o vermelho nas folhas mais novas. no caso de pintar um arranjo com folhas, as rosas brancas teriam nas sombras tons esverdeados. Não faça cinza que vai ficar feio.
Eu sempre estou alertando para o cuidado em não sujar as cores claras ao aplicar sobre as escuras, mas para pintar rosas brancas sobre as folhas, é bom envolver um pouco com o escuro das folhas para melhor integração no bloco geral. Somente depois já nos acabamentos aplica o branco puro um pouco diluído e com um pincel bem macio. Isso por que o branco meio diluído possibilita maior cobertura por sobre outros tons, mesmo que este ainda não estejam seco. Mas essa regra vale mais para quem já estiver bem familiarizado com as formas da rosa. Pois assim já o fará com mais conhecimento de causa, sem a necessidade de pincelar muito para conseguir o efeito desejado. Pois se pincelarmos muito haverá uma mistura indesejada da cor de base.
u ja devo te mencionado em algum lugar desse blog, mas vale a pena sempre realçar informações de extrema importância. Eu vejo muito quadros de rosas bem elaborados até, mas quase sempre vejo o mesmo erro. Se preocupam muito em pintar a rosa e não se importam com outros detalhes tal como, folhas, espinhos, acéfalas etc. Um galho de rosa possui vários pequenos galhos que variam de um a sete folhas, sendo que uma delas, a folha que fica na ponta é sempre maior e as primeiras desse galhinho é bem menor. Os galhinhos mais antigos, ou seja os que ficam mais em baixo possuem sete folhas, tres em cada lateral e uma folha maior na ponta. E os galhinhos do meio desse galho possuem geralmente cinco folhas, sendo duas nas laterais e uma maior na ponta.  E os galhinhos mais novos possuem tres ou até mesmo uma única. E sempre a folha maior fica na ponta. E outro detalhe a ser considerado é que as folhas mais novas de uma roseira as vezes possuem tons avermelhados. 

Comentários

Cristina Peixoto disse…
Olá José Carlos amei seu espaço!. Parabéns !!!...Olhe vou te seguir porque eu desenho deste os meus 7anos,minha paixão é rosas mas eu não sei pinta-las. Mas achei você e já estou estudando como é pintar rosas, pra mim super valeu acha este espaço, muito obrigada por colocar ensinando técnicas. Deus te abençõe.Um grande abraço.
Bia disse…
Tenho acompanhdo teus vidios diariamente.
Tua pintura é um sonho, linda!
Amo pinturas de rosas e já vi mais de 50 vezes,mas não consigo minha tinta mistura.
Poderia me dar uma dica doque estou fazendo de errado.
Uso tinta a óleo.
Se puderes me dar uma dica agradeço,moro em uma pequena cidade que não tenho muitas informações.
Grata.
Bia.
Anônimo disse…
Amo seu blog!
Ines. disse…
Adoro suas aulas, aprendi muito com a aula de rosas, foi fundamental para mim.

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Arte da Mesopotâmia

A arte da Mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos e muitos séculos, passando por diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações. Os povos mesopotâmicos são as civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates. Entre eles estão os sumérios, os assírios e os babilônios Arquitetura A arquitetura, a mais desenvolvida das artes, não era porém tão notável quanto a egípcia, pois era caracterizada pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. O zigurate, torre de vários andares, foi a construção característica das cidades-estados sumérias. Nas construções, empregavam argila, ladrilhos e tijolos. Escultura A civilização persa (século III até à sua queda em Ctesifonte, em 640 a.C.) era predominantemente guerreira, característica que se reflete nas suas manifestações artística

Efeito de pedra com espuma expansiva

  Meus amigos: Eu vou passar a vocês uma experiência que tive e deu muito bom resultado. Certa vez eu pretendia pintar um quadro e queria algo diferente.

Como pintar copo de leite

Esse é um passo a passo bem explicado ensinando pintar a flor copo de leite. Com certeza irá conseguir facilmente.  Se inscreva no canal Zéarantes no YouTube  clicando aqui