Pular para o conteúdo principal

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.


As tintas esmalte sintético também da para pintar telas, e ficam muito bonito, principalmente paisagem. Só que devemos tomar o cuidado de não pintar com a tela inclinada para que não venha a escorrer. Depois que você familiarizar bem com essa tinta, aí sim você será capaz de dosar a tinta em sua execução de maneira a evitar que escorra. Outra coisa que a princípio encontramos dificuldades é o fato das tintas a óleo secarem em pouco tempo. Por isso é bom apressar os efeitos, ou então não ter pressa e pintar por camadas, uma sobre a outra que já estiver seca. Existem tintas esmalte a base de óleo que podem ser diluídas com solventes e também as tintas esmaltes que podem ser diluídas com água. Eu na verdade ainda continuo preferindo essas solúveis em solventes. Essas tintas podem ser aplicadas em diversos tipos de superfície, inclusive madeiras, mas para a madeira é sempre bom preparar a base com outra tinta que pode ser acrílica a base de água, para que fique impermealizado e não absolva muito a tinta esmalte. Após a pintura devemos imediatamente lavar os pincéis porque irão secar rapidamente, e quase sempre que secam não pode mais ser possível a recuperação, e mesmo que consiga tirar a tinta eles não ficam mais bons e sim com as cerdas todas arrepiadas.
Para comprar essas tintas, procurem nas lojas especializadas em materiais para construção. Não sei se ainda tem, mas vem existiam umas latinhas pequenas que era muito bom porque muitas vezes tinha que comprar uma cor apenas para fazer um detalhe e não compensava comprar um litro.


Outra coisa que devemos saber sobre o uso dessa tinta é que assim que abrimos embalagem e usamos, ela tende a estragar se não taparmos bem novamente, e mesmo assim elas não duram muito tempo. Por isso é bom comprar latas pequenas.
Hoje em dia as lojas exibem um mostruário com com uma grande variedade de cores onde podemos escolher aquelas que mais precisamos ou gostamos.
Como são tintas de cheiro forte e persistente então é bom usar máscaras ou com um ventilador do lado soprando para longe o cheiro antes de chegar até o nariz.
As tintas a esmalte também estão disponíveis em spray e possuem inclusive cores
 fosforescentes 

Comentários

Clóvis disse…
Amigo , continue escrevendo sobre pintura. Esta dica do esmalte sintético em telas vale ouro , quero pintar abstratos em camadas finas sobrepostas a fim de ter efeitos surpreendentes. Agora resta estudar. Obrigado!
Clóvis disse…
Olá! Boa tarde ! Você poderia me dar uma dica de como misturar o esmalte sintético com tintas a base de oleo para pintar em tela ?
Unknown disse…
Minhas telas são feitas todas cm esmalte sintético,uma dica deixe perto de vc todo material que será usado para não ter que ficar procurando.

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Como pintar beija flor beijando a flor

Uma linda cena pintada ao vivo no canal Zéarantes com muitas explicações. Uma live descontraída e muito instrutiva.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar uma praia

 Uma vídeo aula completa ensinando pintar uma praia.

Como pintar um casario

Uma vídeo aula longa que precisou duas lives para terminar. Mas com muitas instruções importantes, inclusive sobre perspectiva, profundidade etc. Abaixo o risco para auxiliar Clique aqui para voltar ao menu geral