Pular para o conteúdo principal

Dicas sobre paletas de pintura

As variadas maneiras de conseguir uma paleta improvisada para pintar.

  • Um pedaço de uma prancha de isopor pode quebrar bem o galho na falta de uma prancheta.
  • Uma coisa que sevem como paletas perfeitas são aqueles forros pvc. Sempre que alguém faz uma reforma e forra com aquilo, jogam aos montes de pedaços que podemos usar como paletas. Já fiz muito isso. 
  • Um azulejo é uma boa opção também. Ele é pesado e você pode colocar do lado em cima de uma cadeira ou qualquer coisa. Assim não teremos que ficar segurando e por conta do peso ele não irá escorregar quando passar o pincel para pegar a tinta. Essa opção é a que mais uso. Uma vez eu acabei com um monte de azulejo do meu pai aqui de tanto pegar para usar de paleta.
  • A própria tela serve de paleta. Já ouve ocasião que eu não encontrei nada para usar como paleta e escolhi então o lugar onde ia ser mais escuro da tela que geralmente fica na parte de baixo onde fazemos o fundo escuro, e comecei a misturar as tintas ali mesmo e pintar o resto. Depois somete misturei todos os restos de tinta que restou lá e coincidentemente a mistura de tudo acabou ficando uma tonalidade muito boa.
  • Em caso de ter que pintar em algum lugar onde não tem nada para usar como paleta, qualquer coisa achatada serve se cobrir com um plástico que podemos encontrar facilmente.
Se você tem alguma ideia nova comente aqui que iremos ampliar essa lista com mais possibilidades

Comentários

Milena Oliveira disse…
Sou iniciante, não tenho muito material então uso prato coberto com plástico filme

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Arte na Idade Moderna e Arte contemporânea

Arte na Idade Moderna (c. 1350-1850) A Idade Moderna inicia no renascimento, período de grande esplendor cultural na Europa. A religião deu lugar a uma concepção científica do homem e do universo, no sistema do humanismo. As novas descobertas geográficas levaram a civilização europeia a se expandir para todos os continentes, e através da invenção da imprensa a cultura se universalizou. Sua arte foi inspirada basicamente na arte clássica greco-romana e na observação científica da natureza. Entre seus expoentes, estão Filippo Brunelleschi, Leon Battista Alberti, Bramante, Donatello, Leonardo da Vinci, Dante Alighieri, Petrarca, Rafael, Dürer, Palestrina e Lassus. Sua continuação produziu o Maneirismo, com a emergência de um maior individualismo e um senso de drama e extravagância, proliferando em inúmeras escolas regionais. Também foi importante nesta fase a disputa entre protestantes e católicos contrarreformistas, com repercussões na arte sacra. Shakespeare, Cervantes, Camõ

Como pintar uma praia

 Uma vídeo aula completa ensinando pintar uma praia.

Como pintar antúrios

 Aprenda pintar antúrios acompanhando esse passo a passo. Uma flor que achei difícil de pintar.

Como pintar um casario

Uma vídeo aula longa que precisou duas lives para terminar. Mas com muitas instruções importantes, inclusive sobre perspectiva, profundidade etc. Abaixo o risco para auxiliar Clique aqui para voltar ao menu geral