Pular para o conteúdo principal

Como melhorar a textura de uma tela áspera

Você já deve ter passado por isso. Pega uma tela bonita bem acabada e vai todo animado pintar, Mas assim que começa já vem a decepção. Ao passar o pincel da a impressão que estamos pintando sobre uma lixa. E isso além de acabar com os pincéis acaba também por inibir nossa inspiração resultando em impossibilitar nossa habilidade por conta da dificuldade de conseguir um bom acabamento. E finalmente o trabalho acaba se findando de um jeito insatisfatório. Mas felizmente sempre existem truques para tudo, e para isso também. 

Antes de pintar passe um bombril ou uma lixa bem fina suavemente sobre a tela. Além de ficar muito melhor para pintar você não irá gastar tanto os pincéis. E para melhorar ainda mais a superfície, passe óleo de linhaça com um pano de modo que fique somente lubrificado e não escorrendo. Depois desses procedimentos irá sentir a diferença e não vai mais se limitar diante de uma tela áspera. 

Mais uma dica. Graças aos obstáculos, somos obrigados a buscar soluções e com isso acabamos lapidando cada vez mais nosso ser e nos tornando muito melhor. Desenvolvemos métodos revolucionários, as vezes até inventamos coisas que não seriam reais sem tais situações. 

Outra dica relacionada a telas.
Vocês já devem ter passado por uma situação onde a tela é furada por conta de algo pontudo ficar encostado nela por longo tempo. Quase sempre as pessoas jogam fora quando isso acontece. Mas não faça mais isso. Você pode fazer o seguinte: Se a tela for para você mesmo, corte um pedaço de pano pouco maior do que o tamanho do rasgo e colo por trás da tela e deixe secar prenssado sobre duas superfície plana e dura como dois azulejos por exemplo, ou dois pedaços de tábua. depois com uma espátula preencha na frente a pequena fenda que fica com tinta igual a que estava pintada no local do rasgo. E se a tela for para um cliente o certo é fazer outra mas se for ninja mesmo e caprichoso pode fazer um conserto sem deixar vestígio pois dai para não aparecer o pequeno pano colado por trás da tela então você de cortar um tecido do tamanho de todo o fundo da tela e colar com perfeição de modo que ao olhar por trás não irá ver o rasgo. Ajeite bem nas bordas para que fique por debaixo da madeira do quadro. Deixe secar da mesma forma prenssado entre duas superfície duras e plana. E na frente dai será o mesmo procedimento. Com uma espátula e a cor exata da pintura onde esta o rasgo passe com muita cautela para que cubra sobrepondo tudo sem deixar vestígio. Pode até dar umas espatuladas pelo quadro a fora para disfarça ainda mais e ai, só Alegria.

Comentários

Veja também

Pintura com acrílica de pintar parede

Utilizando apenas tintas látex e corantes eu pintei uma paisagem e gravei o tutorial para verem. Vejam

Pintura das vegetaçãoes

  Quero realçar aqui um erro muito comum nas telas que observo. Ao pintar as folhagens das árvores. Muitos utilizam pinceladas conhecida por batidinhas, e assim se consideram por satisfeitos, e fazem isso nas vegetações tanto perto como as que estão mais longe.

Pintura com tinta esmalte sintético

Você sabia que com tintas esmaltes sintética também podemos fazer lindas pinturas? Veja nessa postagem uma dica.

Pintando com materiais improvisados

    Agora que você já tem a tela vamos então aos primeiros passos nessa longa e prazerosa caminhada rumo as pinturas. Você ainda precisará de mais algumas coisas necessárias para a realização de um quadro, porém algumas delas podem ser improvisadas. Apesar de ser bom ter os materiais adequados, podemos sim realizar uma pintura mesmo não tendo alguns equipamentos. 1-Se bater aquela inspiração e você estiver sem telas no momento. Que tal utilizar um tecido que pode ser uma cortina velha, uma fronha de um travesseiro? Estique ela em um lugar qualquer de modo que não fique encostando em nada, faça uma base, seque com um secador para antecipar. E mãos a obra! Outra hora com mais calma você monta um quadro com capricho e estica o trabalho. Depois de pintado sobre uma boa base o tecido fica tal como uma lâmina e assim não irá enrugar e não será difícil esticar. 2-Se você não tem um cavalete. Isso também não irá impedir que você pinte, eu ja pintei muitos quadros sentado sobre uma alm

Como pintar um leão

 Um vídeo onde pinto a cabeça de um leão.

Arte da Mesopotâmia

A arte da Mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos e muitos séculos, passando por diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações. Os povos mesopotâmicos são as civilizações que se desenvolveram na área das terras férteis localizadas entre os rios Tigre e Eufrates. Entre eles estão os sumérios, os assírios e os babilônios Arquitetura A arquitetura, a mais desenvolvida das artes, não era porém tão notável quanto a egípcia, pois era caracterizada pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. O zigurate, torre de vários andares, foi a construção característica das cidades-estados sumérias. Nas construções, empregavam argila, ladrilhos e tijolos. Escultura A civilização persa (século III até à sua queda em Ctesifonte, em 640 a.C.) era predominantemente guerreira, característica que se reflete nas suas manifestações artística

Como consertar uma tela furada sem deixar vestígio

Vejam nesse vídeo como eu faço para consertar uma tela que furou, sem que apareça o conserto.

Efeito de pedra com espuma expansiva

  Meus amigos: Eu vou passar a vocês uma experiência que tive e deu muito bom resultado. Certa vez eu pretendia pintar um quadro e queria algo diferente.

Como pintar copo de leite

Esse é um passo a passo bem explicado ensinando pintar a flor copo de leite. Com certeza irá conseguir facilmente.  Se inscreva no canal Zéarantes no YouTube  clicando aqui

Pintura de Santa Ceia

Uma série de vídeo mostrando todo o trajeto da pintura de uma Santa Ceia. Também acompanha o risco abaixo para que possa copiar. Pode imprimir ampliado e passar com carbono. Mas você pode adquirir o risco em pdf já no tamanho da tela por um preço mínimo, veja no final dessa postagem.